JORGE RODRIGUES SIMÃO

ADVOCACI NASCUNT, UR JUDICES SIUNT

Zona livre de comércio euro-asiático

“Ever since the continents started interacting politically, some five hundred years ago. Eurasia, however, retains Its geopolitical importance. Not only is its western periphery “Europe” still the location of much of the world's political and economic power, but its eastern region “Asia” has lately become a vital center of economic growth and rising political influence”.

The Grand Chessboard

American Primacy and its Geographic Imperatives

Zbignew Brzezinsky

O posto fronteiriço de Nathu La entre a Índia e China, nos Himalaias, situado a uma altitude acima dos quatro mil metros, foi reaberto a 6 de Julho de 2006. Encerrado desde 1962, após o conflito entre os dois países. Nos começos do século passado, por esse local transitavam a quase totalidade das trocas comerciais entre a China e a Índia. O tempo curou as feridas antigas e no ano anterior à reabertura, o intercâmbio comercial, entre ambos os países, tinha aumentado cerca de 45%, ou seja, duas semanas após o início da quinta reunião da Organização de Cooperação de Shangai (OCS).

A cerimónia de reabertura revestiu-se de particular solenidade e perante um frio glacial, políticos, homens de negócios e toda a sorte de pessoas comemoraram a uma altitude impressionante, tal evento, que constituiu um recomeço nas relações bilaterais. A revista “Politis” descrevia que empresários se perfilaram em passadeiras vermelhas empapadas pela chuva mostrando as autorizações para exercer a actividade comercial, o que lhes concedia total liberdade para atravessar a fronteira. Os militares dos dois países posavam para as fotos debaixo de arcos coloridos, enquanto o resto dos residentes locais, vestidos com roupas tradicionais, partilhavam a alegria ao som de música e doces.

Share

Pesquisar

Traduzir

ar bg ca zh-chs zh-cht cs da nl en et fi fr de el ht he hi hu id it ja ko lv lt no pl pt ro ru sk sl es sv th

Azulejos de Coimbra

coimbra_ii.jpg